domingo, 13 de dezembro de 2009

Como se deslocam a minhoca e o caracol?

Sobre a minhoca...

A minhoca tem um corpo mole formado por anéis e não apresenta esqueleto. Cada um desses anéis possui quatro pares de sedas, responsáveis pelo ruído que se ouve quando este animal se desloca sobre o papel. O movimento do seu corpo deve-se à contracção e distensão dos músculos. As sedas ajudam os anéis a fixar-se ao solo.

As minhocas escavam túneis, que possibilitam a formação de uma enorme rede de canais, facilitando a irrigação dos solos compactados.
As minhocas ingerem matéria orgânica e terra. Assim, as fezes das minhocas contêm húmus (matéria orgânica que resultou da transformação de restos de seres vivos) que beneficia os solos aumentando a capacidade de retenção de água e tornando-o rico em nutrientes.





Sobre o caracol...


O caracol movimenta-se contraindo e distendendo um pé musculoso em forma de palmilha. À medida que desliza vai deixando um rasto de muco viscoso, que facilita o movimento e uma melhor aderência ao solo. O muco também protege o animal.

Propriedades das penas

Na disciplina de Ciências da Natureza estamos a estudar a unidade, Diversidade nos Animais. Assim sendo, fizemos uma experiência e constatamos algumas propriedades das penas.

ACTIVIDADE 1





Acendemos uma vela e sopramos na direcção da chama. A vela apagou. Voltamos a acender e voltamos a soprar, mas colocando a pena entre a chama e a boca. Verificamos que a pena é impermeável ao ar.

ACTIVIDADE 2





Verificamos que a pena é também impermeável à água. Mas, ao lavar a pena com sabão, ela fica sem a camada de gordura que a reveste e, portanto, perde a impermeabilização.